Páginas

12 de março de 2010

Educação



Capitalismo X socialismo

Existe uma verdade absoluta sobre o melhor método de educação? A partir principalmente das criticas do PIG (partido da imprensa golpista) à educação de Cuba e mediante ao que vemos no Brasil que apesar de vários avanços no campo social ainda é um país de economia capitalista refletindo toda mesquinharia no sistema educacional, qual a realidade de nossa educação, ou melhor, como o jovem escolhe sua profissão? Existe mesmo uma realidade democrática na escolha da graduação? Diante disto vamos destrinchar um pouco mais o assunto:
O PIG através de seu principal porta-voz Arnaldo Jabour diz a todo o momento e aos quatro cantos do país que a educação socialista de Cuba é antidemocrática, pois o governo indica o curso a ser feito, garantindo trabalho ao cidadão após o ensino superior, mas será mesmo que nos paises capitalistas somos nós que escolhemos nossa profissão ou o próprio mercado que nos guia? A escolha é feita por aptidão? Afinidade com a matéria ou por necessidade? Reflita! Em Cuba o cidadão tem escolha sim, ou faz o curso sugerido ou não faz! E mesmo não fazendo continuara tendo comida na mesa garantida pelo governo socialista, e aqui quantos historiadores morrem nas salas de administração e quanto excelentes administradores morrem estudando as leis nos cursos de Direito, com a prerrogativa de que tal curso renderá mais dinheiro ou maiores oportunidades.
Onde há a real democracia? Onde o Estado garante trabalho ou onde o capital te empurra para um curso qualquer? Pergunto se o jornalismo “global” de Jabour não rendesse a ele uma boa vida onde ele estaria? Talvez um advogado de porta de cadeia, ou um contador corrupto, um professor desestimulado? Aposto que ele responderia que sua escolha foi por aptidão! Aptidão financeira!
Professor, medico e jornalista entre outros devem ter dentro de si a centelha da cura, do ensinar e de informar, é até matemático, para quem gosta “ um medico pode vir a matar 1, um professor mata dezenas, um jornalista neo-liberal mata milhares, deixando as cabeças ocas e os corações gelados expostos a venda como frios em um supermercado,particularmente escolhi minha profissão por paixão em ensinar, ler, estudar a historia, tem por ai um monte de administrador procurando dinheiro aqui em cachoeiro, quando eu quando escrevi esse texto estava em uma reunião representando um projeto de 20.000 na capital Vitória, e os apaixonados pelas cifras torcem para o tal jabour vir a Cachoeiro de Itapemirim e venderem a alma ou o que sobrou dela se é que ainda tenha algum valor, para assistir o pupilo do FHC parafrasear satanás, alias finalizo dizendo que estou muito feliz com a minha escolha, e deixo um recado para o Sr. Jabour, “ ser pupilo de um “mestre” que disse para queimar e rasgar suas obras, deve ser no mínimo muito triste, para não dizer medíocre”.

Thiago Tognere
05.03.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário