Páginas

10 de maio de 2010

Resposta ao artigo de Jabor


Resposta ao artigo de Arnaldo Jabor publicado no dia 4 de maio de 2010 no jornal a gazeta do estado do Espírito Santo, no caderno 2.

De onde vem tanto ódio?

O artigo de Jabor começa criticando o passado da candidata à presidência Dilma Rousseff, taxando-a como dura diante de seu passado político e critica a evolução política da candidata que vem se preparando para representa todo um pais, o jornalista aponta seu dedo indicador esquecendo dos outros quatro voltados pra ele mesmo, Sr. Jabor Dilma tem seu berço de militância em uma época onde muitos eram massacrados torturados física e moralmente e ate o senhor devia ser grato a todos que morreram em nome da liberdade que hoje é utilizada para dizer às barbáries que foi escrito neste artigo, por tanto é bom ressaltar que o candidato José Serra foi presidente da união nacional dos estudantes UNE, e foi o primeiro a abandonar o barco se exilando enquanto muitos morreram aqui pra lutar a favor da democracia, após criticar a evolução da candidata o jornalista começa tecer uma teia de inverdades históricas, colocando a candidata como alguém que levanta uma bandeira morta, a partir da quedado muro de Berlim, tentando extrair a comparação do governo FHC em relação ao Governo do presidente lula, é bom recordar que a queda do muro de Berlim não significou a ruína de uma ideologia, mas sim a força desmedida e controladora intervencionista dos norte americanos, a ideologia socialista ao contrario do que a mídia tenta fazer não morreu e é visível que atualmente vem sendo aprovada a forma de governar que segue um caminho ideológico socialista, haja vista a porcentagem de aprovação do governo Lula, pelo visto o renomado jornalista não conhece a historia e não sabe que os norte-americanos saquearam e arruinaram todo lado oriental da Alemanha dividida.
O jornalista ainda fala de sua participação em uma tal fé revolucionaria, e diz que aqueles que como Dilma lutaram contra a ditadura entendem a democracia como uma instituição burguesa, ora lutar contra a ditadura e contra os militares era um briga a favor da democracia como hoje os que lutaram por ela seriam contra a mesma? Onde o jornalista estava nessa época? Provavelmente em algum café londrino vomitando alguma incoerência política, ou em algum lugar nos EUA masturbando a cultura intervencionista neoliberal daquele pais, como se não bastasse jabor começa citar trechos de obras de Lênin, Stalin colocando esses personagens históricos e político do lado anti-democracia, relacionando os dois maiores lideres políticos da historiografia humana com o fascismo, meu caro jornalista sua escola particular e cara não lhe ensinou nem isso, nem em que lado cada personagem histórico esteve? Stálin, Lênin e fascismo são lados opostos, será que o senhor daqui a pouco não vai relacionar a juventude do Brasil da década de 90 com Collor e dizer que estávamos todos juntos? O mesmo vem ainda criticando os avanços do governo vigente chamado o presidente de deslumbrado e criticando a postura da atual candidata a seguir os passos de Lula, a imagem que me passa é de um jornalista desesperado, é evidente e claro os avanços do governo atual, claro falta muita coisa, mas é evidente o sucesso, quantas universidades tínhamos com FHC, e quantas temos hoje? Quantos IFES, qual o percentual de pós-graduamos tínhamos há oito anos atrás? E principalmente no Esporte e nas relações internacionais, o ministro Orlando Silva em seu ministério teve 100% de êxito trouxe tudo de melhor em relação ao esporte para o pais pan-americano, copa do mundo, olimpíadas, na educação o começo de uma mudança em relação ao vestibular, onde varias universidade já utilizam do enem como processo seletivo, e que vem se mostrando uma prova bem melhor qualificada no sentido de aferir realmente se o aluno sabe e não se ele decorou, o enade que vem sendo uma ferramenta de grande utilidade para que o MEC acompanhe o desenvolvimento das universidade publicas e particulares, o atual governo a nível internacional recebeu elogios até da maior revista do maior pais neo-liberal capitalista que se rendeu em dizer que o atual presidente é o chefe de estado de melhor projeção.
Jabor segue criticando o marketing, tarefa essa que sua emissora de TV vangloria a toda momento com prêmios a rodo, o candidato da mídia José Serra mesmo lança mão da boa aparência já clareou os dentes inclusive, o que é no mínimo curioso um medico ex-ministro da saúde que se diz contra o tabagismo ter os dentes amarelados, ou não escova os dentes direito ou fuma escondido, essas são as únicas saídas que consigo viabilizar, então só ele burguês, medico, rico que pode melhorar sua imagem, a militante, e o pobre não tem direito a qualidade de vida, de melhorar sua imagem? As eleições deste ano têm sim que ser marcada pela comparação não só entre LULAXFHC, mas entre as formas de governar de candidatos de partidos mais voltados para o social e entre siglas de aluguel e de interesse da mídia e dos empresários que dominam a renda e o pais, não podemos cair na armadilha que andam dizendo a fim de querer nos convencer que o governo atual só avanço por causa do sucesso do plano real, ora não adianta um carro bem construído se não tiver um bom piloto, Lula pegou a lataria e turbinou o “possante” Brasil. Jabor vem criticando ainda frases de Lênin onde o personagem diz que qualquer cozinheiro devia ser capaz de governar um pais, uma tentativa clara de menosprezar as classes mais marginalizadas, na tentativa de nos dizer que somente os cultos estudiosos como o Senhor FHC que mando queimar seus livros podem governar o pais, lembrando que temos hoje um simples ex-operario com mais de 70% de aprovação em seu governo, muito disso porque é um cidadão que conhece as mazelas do povo e não de uma pequena classe elitista burguesa, todos nós temos sim o direito e o dever de nos engajar pela luta política e querer um dia governar o pais, esta salvo nas leis esse direito, pobre,negro,rico enfim brasileiros e brasileiras. Jabor ainda diz que o atual governo vendo contribuindo para divida publica, lembro aos caros leitores que em oito anos do governo tucaneiro de FHC o Brasil quebrou! Devia a deus e ao diabo e ate aos EUA, devia ao FMI, divida externa, o Brasil literalmente estava “sujo na praça” nos oito anos de Lula não só foi paga a divida com o FMI como hoje quem nos deve são eles, já pensou isso leitor? Hoje você esta devendo a um certo fiador, loja entre outros que te cobra e onera suas contas mensais de forma bruta, e amanha você que devia, estar emprestando dinheiro a quem devia? No mínimo sua vida melhorou muito não? Sem conta que o atual prefeito de São Paulo disse em entrevista que a divida atual da cidade com o governo federal, divida esta herança de José Serra é impagável, senhor jornalista não entendi o que quis dizer?
Próximo do fim de seu artigo o jornalista escreve “... o povão do bolsa família não pode entender isso...” chamando o povo de burro como FHC chamou os aposentados de vagabundos! Ainda vem criticando que iremos viver um pleito revolucionário, temos sim que ser revolucionários mudar o cenário do pais e da américa - latina, critica ainda a fala de Gramsci que diz que os comunistas devem entrar no poder para muda-lo lá de dentro, fica claro obvia a ma vontade e a inclinação do jornalista a direita burguesa do país que vendeu tudo que podia do pais e dos estados que governou, onde quase foi embora a Petrobras, e agora todas as bacias de petróleo que encontramos e o pré-sal estariam na mão de quem? Já perdemos pau-brasil, cana, café, ouro e nada foi deixado de legado para as futuras gerações, imaginem se da mesma forma o dinheiro do petróleo fossem para outros paises, mais uma vez seriamos roubados e agora contrario ao que se dizia antes que o ouro do Brasil deixou buracos na colônia igreja em Portugal e fabricas na Inglaterra, desta vez deixaríamos provavelmente buracos em nosso litoral, poluição no pais e armas no EUA, para sua política intervencionista de agressão a democracia dos outros paises do mundo. Por fim jabor diz que o bonapartismo do presidente se apropria da herança de FHC, Bonaparte a meu ver diante do texto de Jabor, era um bonachão sem muita consciência o que chamamos hoje de um “fanfarrão”.
O que me intriga é saber de onde vem tanto ódio pela esquerda, e pelos projetos que beneficiam de forma mais bem dividida as classes sociais deste pais, se as pesquisas estão corretas o candidatinho da elite midiática esta na frente, pelo menos é o que diz a data-folha e o IBOPE, apesar de a pesquisa que mostro empate técnico ter despertado duvida dos lideres direitistas, nada foi encontrado de irregular, e a Data-folha e o Ibope será que estão corretos, será que o medo de fica mais quatro anos sem mamar já vai tomando conta, eu sinceramente nas minhas conversas com o povo de minha cidade, jovem, universitário e estudante não tenho visto esta realidade das pesquisas, vejo e ouço pessoas a favor de Dilma, pessoas a favor de Marina, pessoas indecisas e outras que dizem votar em branco, pouco ouço certezas de voto em direção ao candidato José Serra, alias que não é unanimidade nem em seu partido, ou essas pessoas não respondem pesquisas ou tem vergonha de dizer que votam no Serra, mas porque você que esta lendo teria vergonha de dizer que vota em um candidato? Eu particularmente e sinceramente acho que a pesquisa que demonstra empate técnico chega mais próximo da verdade.
Enfim entendo que um jornal como a gazeta e um colunista conhecido como Arnaldo Jabor tem sim o direito de apoiar candidato A ou B, no entanto que faça isso de forma clara sem tentar enganar o povo com inverdades históricas e artifícios mirabolantes na tentativa de ludibriar o leitor, sou estudante universitário de Historia e a mim por toda dificuldade que temos me sinto desrespeitado com essa serie de inverdades históricas, que o povo se conscientize e tenha discernimento perante tanta sujeira da mídia brasileira.

Thiago Elias Tognere
Universitário de História
Presidente da UJS cachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário