Páginas

21 de fevereiro de 2010

FORA ARRUDA E P.O

UNE pede impeachment de Paulo Octávio
Sex, 19/02/10 17h27
Trata-se do sexto pedido de impeachment do governador interino do Distrito Federal (DF), Paulo Otávio (DEM). Três pedidos de impeachment contra o governador licenciado José Roberto Arruda e o seu vice e atual governador interino, Paulo Otávio, já tramitam na Câmara Legislativa desde quinta-feira (18/2), em uma comissão especial de análise.



A UNE promete realizar novas mobilizações pela manutenção da prisão de Arruda e pelo impeachment.Quem entrou com o pedido de impeachment do governador interino Paulo Otávio (DEM) pela União Nacional dos Estudantes (UNE) nesta sexta-feira (19/2) pela manhã foi a diretora de Relações Institucionais da entidade, Marcela Cardoso, junto com liderança do movimento estudantil local, o universitário Leandro Cerqueira.

Para o presidente da UNE, Augusto Chagas, “Paulo Otávio não tem nenhuma condição política de assumir o governo do DF”. Ele lembrou que outras entidades já entraram com pedido de impeachment do governador, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A UNE vem participando das manifestações “Fora Arruda e PO” que pressionaram pela instalação do processo de impeachment do governador licenciado José Roberto Arruda (ex-DEM, sem partido) e posteriormente sua prisão preventiva. O movimento permanece mobilizado e promete realizar atos em frente ao Supremo Tribunal federal (STF) durante julgamento do pedido de habeas corpus de Arruda, marcado para quarta-feira (24). O estudante Leandro Cerqueira acredita que a mobilização dos estudantes tende a crescer na próxima semana, com a volta às aulas.

Com os dias contados

A comissão de análise tem dez dias para fazer um parecer sobre a admissbilidade dos pedidos de impeachment de Paulo Otávio e enviá-lo ao plenário da Câmara Legislativa (CLDF). Se aprovados, o governador afastado tem 20 dias para se defender. A defesa volta para a comissão especial, que julga o mérito. No caso de ela aceitar o pedido, o impeachment volta ao plenário e deve ser aprovado por, no mínimo, 2/3 dos votos. Se acatado, Octávio – se ainda for governador – é afastado por 120 dias do cargo. Após isso, uma comissão formada por cinco deputados distritais e cinco desembargadores faz o julgamento final.

Arruda e Paulo Otávio são acusados de terem participado de um esquema de corrupção no governo do Distrito Federal conhecido como "Mensalão do DEM". O governador licenciado José Roberto Arruda foi preso em caráter preventivo, no dia 11 de fevereiro, pela Polícia Federal (PF), sob acusação de obstruir as investigações. Arruda entrou com pedido de habeas corpus, cujo mérito será julgado pelo STF na próxima quarta-feira (24/2).

Do Rio de Janeiro, Luana Bonone

Fonte: Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário