Páginas

18 de dezembro de 2009

UJS CACHOEIRO É SOLIDARIA A ESTA LUTA!

Esta é uma luta de toda a UJS.

EM DEFESA DA FACELI

O Grêmio Estudantil do Colégio Estadual vem a público declarar que é CONTRA a proposta do prefeito de Linhares de “comprar vagas de cursos de ensino superior em faculdade PARTICULAR”, porque a Faceli pode funcionar na UAB (Universidade Aberta do Brasil), no bairro Novo Horizonte, pois o prédio foi construído pela prefeitura em parceria com o Governo do Estado, que doou o terreno, portanto, é Instituição pública que deve estar a serviço da comunidade. A UAB dispõe de 9 (nove) amplas salas de aula, recepção, secretaria, laboratório de informática, sala de professores, 3 auditórios, estacionamento e espaço para biblioteca, o que seria mais do que suficiente para abrigar os cursos da Faceli.

Outra opção seria a Escola Municipal “Marília de Rezende”, no bairro Interlagos, que tem boa estrutura física, suficiente para atender as necessidades dos alunos e professores. Além disso, tem sido escola de referência para oferecer cursos similares, como o pré-vestibular “Universidade para todos” e os cursos de pós-médio do atual Ifes, antiga Escola Técnica Federal. Sua estrutura consta de 15 salas de aulas (aproximadamente), secretaria, ginásio poliesportivo, biblioteca, sala de professores, cantina e amplos espaços externos.

Essas foram as propostas do Grêmio apresentada ao prefeito, que as rejeitou sem nenhum argumento plausível, e insiste que a solução é “comprar” vagas em faculdade particular.

Para nós, a proposta do prefeito é ABSURDA, pois no ano passado a Prefeitura de Linhares gastava com a Faceli o equivalente a 250 mil reais mensais para manter 6 cursos de graduação, 8 de pós-graduação, 5 de aperfeiçoamento e curso preparatório para o vestibular, o que totalizava atendimento a mais de 2 mil alunos. Se todos esses cursos fossem pagos em uma faculdade particular, seria gasto aproximadamente 1 milhão de reais.

Além disso, a proposta do prefeito Guerino Zanon é de oferecer vagas somente para cursos de graduação, o que poderia beneficiar apenas 300 alunos, o que, no final das contas, se traduz em prejuízo para a população e só compensa para a faculdade particular, que receberá o dinheiro das bolsas.

A Faceli pode oferecer entrada de alunos anual por meio do vestibular. Será que a prefeitura vai comprar, no início de cada ano, 300 novas vagas? Caso sim, quanto será transferido dos cofres públicos para uma faculdade PARTICULAR?

(Gremece – Grêmio Estudantil do Colégio Estadual


A ujs da cidade de cachoeiro de itapemirim e totalmente solidaria a esta batalha que inclusive é bem parecida com a que iremos lutar a partir do ano que vem, a uniao da juventude socialista do municipio sulino assume desde ja a bandeira, "POR UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL JA, COM O PRÉ-SAL DÁ!" sem nunca deixa de lado a ideia de uma campus da UFES em noss municipio, esperamos apoio de toda ujs do espirito santo!

PRESIDENTE DA UJS CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
THIAGO ELIAS TOGNERE


Nenhum comentário:

Postar um comentário